Neste domingo, 10, os estudantes farão a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) edição 2024, com conteúdos de Ciências da Natureza e suas tecnologias, que compreendem as áreas de Química, Física e Biologia; e Matemática e suas tecnologias.
As avaliações do Enem serão aplicadas em 1.753 municípios. A abertura dos portões será às 12 horas, e o fechamento está marcado para as 13 horas. O início das provas será às 13h30. Os locais serão os mesmos que os estudantes compareceram no primeiro dia.
Dos 4.325.960 candidatos que tiveram suas inscrições confirmadas no Enem 2024, 1.616.606 são de estudantes que estão concluindo o ensino médio. No Tocantins, são 41.736 inscritos e, destes, 13.736 estão terminando e educação básica. Palmas é a cidade que tem o maior número de candidatos, são 12.388 pessoas, seguida de Araguaína, que conta com 7.032 inscritos, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Inep recomenta que o estudante leve o Cartão de Confirmação da Inscrição. A Secretaria de Estado da Educação lembra aos candidatos que fiquem atentos para não se esquecer de levar um documento de identificação com foto e caneta esferográfica transparente preta.
Reaplicação
Os participantes que não conseguiram fazer as provas no primeiro dia do Enem, por problemas logísticos ou de saúde, conforme previsto no edital, poderão solicitar para fazer as provas, que serão reaplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro.
As pessoas devem ficar atentas porque a solicitação será realizada na Página do Participante, no período de 11 a 15 de novembro.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes que estão concluindo a educação básica e representa uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e muitas instituições de ensino públicas e privadas utilizam as notas do Enem nos seus processos seletivos.
As notas do Enem também são utilizadas em processos seletivos para ingressos em instituições de ensino em Portugal, que são conveniadas com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Alunos na expectativa
A estudante Yara Baracho, que estuda na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, está na expectativa para realizar a prova no próximo domingo. “Eu gostei muito da primeira prova, eu estava tranquila. Agora, eu estou um pouco ansiosa, mas vamos manter a calma e procurar responder a todas as perguntas. A escola está fazendo aulas intensivas. Os professores se organizaram nessa reta final e estão nos ajudando a responder a questões e revisar conteúdos”, frisou.
O estudante Nicolas Moura, que estuda na Escola Estadual Desembargador Virgilio de Melo Franco, de Paranã, também está animado para fazer a avaliação no domingo. “Tenho uma boa expectativa para a prova. Estudei bastante durante o ano e espero bons resultados”, contou.