De autoria do vereador Antônio Feitosa — Toinho da Prefeitura —, a indicação ao executivo municipal de Augustinópolis que solicita a criação do programa Médico na Escola, nas unidades educacionais públicas municipais, pode garantir às crianças uma atenção especial à sua saúde e, por conseguinte, evitar a evasão escolar e a repetência por motivos de doença ou deficiência, além de desenvolver bons hábitos alimentares e higiênicos.
“Trata-se de um programa de prevenção de doenças infantis por meio de acompanhamento médico, com diversos serviços, tais como: avaliação nutricional, atualização de vacinas, realização de campanhas preventivas, orientações, encaminhamentos médicos especializados, exames laboratoriais etc.”, disse Toinho da Prefeitura.
Qual é a importância desse programa? Com uma orientação médica nas escolas e creches, que, inicialmente, será repassada aos professores e monitores, posteriormente podendo ser repassada aos pais, evita-se assim o desenvolvimento de muitas doenças. Outra questão importante é sobre a avaliação nutricional das crianças. Esse serviço dará muitas orientações importantes aos professores, monitores e pais, que poderão acompanhar com mais conhecimento a alimentação saudável e mais adequada às crianças.
Com relação à periodicidade dos atendimentos, fica definido que deverão acontecer mensalmente e programados em datas específicas, devendo ser comunicados com antecedência para a direção das unidades escolares a serem visitadas, bem como exposta através de cartazes nos murais das escolas e demais órgãos públicos.

